Pivot? o que é?

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Pivot são bonequinhos de palito em que se pode criar várias histórias, com vários objetos e assuntos, alguns fazem em gif, e outros em video para colocar no youtube.

Eu adoro fazer pivots, é bom para passar o tempo. Os dois programas mais fáceis de usar para isso são o Pivot Stickfigure Animator, mas conhecido apenas como Pivot 3, e o Stykz. alguns exemplos de pivot:



e etc...
Para usar os programas é fácil.

Pivot 3:


Você já pensou em criar lutas entre bonecos palitos diretamente em animações super leves no formato GIF? Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças vão se divertir.
Além de criar os tradicionais bonequinhos, use sua criatividade para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.
Como criar minha animação?
Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File > Load Background.
Linha de quadros

Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!
Exportando a animação
Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.

Stykz
Ao clicar para iniciar uma nova animação, você já conta com um personagem-palitinho na tela. Se quiser adicionar mais um boneco ou objeto, vá ao menu "Figure." Lá você encontra opções para adicionar um ponto sozinho ("Single Node"), uma linha ("Single Line"), um quadrado ("Square"), um círculo ("Circle"), um boneco-palito normal ("Stykz Figure") e um segundo boneco-palito ("Pivot 2 Figure").

Cada elemento é dividido em vários pontos. São eles que controlam a estrutura de cada um dos objetos e personagens. Quando você clica em um dos pontos, segura o botão e arrasta para os lados, a linha inteira se mexe. É como se estivesse se movimentando. Se você arrastar o ponto amarelo, o objeto inteiro vai se movimentar de uma vez só.
Editando os palitos

Se você segurar CTRL e arrastar um dos pontos, ele esticará. Já para distorcer uma forma, segure CTRL + ALT e arraste um ponto. É claro que também é possível aumentar a quantidade de pontos em um objeto: basta segurar ALT e clicar no meio de uma das linhas. Para apagar o procedimento é o mesmo, é só segurar ALT e clicar no ponto.
Você também pode desenhar um elemento a partir do zero na tela. Para isso, clique com o botão direito, segure-o e depois arraste o botão esquerdo para o lado. Assim, será feita uma linha.
  Processo de edição do boneco e criação no Stykz
Várias ferramentas na janela "Tools" possibilitam também a edição dos elementos. A Flecha Preta (1) serve para selecionar vários elementos com uma caixa de seleção. Já a Flecha Branca (2) permite selecionar uma linha ou um ponto (é com ela que você edita os pontos arrastando-os pela tela).

Também há uma ferramenta de preenchimento poligonal (3): ao selecioná-la, vá clicando em vários pontos até fechar uma região, como em um jogo de ligar os pontinhos. Assim, você criará um preenchimento poligonal, uma área inteirinha com uma cor. Útil para constituir cenários.

A ferramenta para adicionar linha (4) serve para, literalmente, adicionar uma linha cada vez que você clicar em um ponto. E, a última, adicionar círculo (5), cria círculos ao clicar em um dos pontos.

Ao selecionar uma linha, a janela do lado direito se transformará em "Segment Properties". Nela você pode mudar uma linha para um círculo, escolher para deixá-la invisível ("Hidden)" e regular a altura, largura, ângulo e cor através de números e opções fixos.

É hora de gravar a animação

Agora que você já entendeu como funciona o “sistema” de animação dos palitos, é hora de botar a mão na massa para gravar a sua animação. Você notará uma janelinha chamada "Frames "na parte de baixo da tela. É onde ficarão todos os quadros da animação, pois ela deve ser feita quadro a quadro (como em desenhos antigos).

Funciona da seguinte maneira: prepare o seu boneco em uma posição e clique em "Next Frame". Feito isso, um novo quadro aparecerá. Edite o seu boneco de alguma maneira (que tenha a ver com a animação, claro), puxando e esticando e clique em "Next Frame" novamente. Em cada frame que você editar, uma espécie de sombra do quadro anterior aparece, para você se guiar no que foi feito antes.
E, assim, basta ir mexendo o boneco, adicionando quadro, mexendo novamente e adicionando mais um frame, até concluir a sua animação. É trabalhoso, mas é assim que funciona uma animação de verdade.

Em "Controller" você deve regular a velocidade da animação em "Speed" (isso é importante, para não deixar muito rápido). Quanto maior o número, mais devagar os quadros passarão. Marque a opção "Loop" caso queira que a animação comece de novo cada vez que terminar. Quando quiser ver como está ficando, clique em "Play".

Salvando o seu “desenho animado”

Você pode salvar o projeto para editá-lo depois em File > Save ou Save As. Para exportar somente o quadro atual, vá em "Export Frame". Já para exportar todo o seu trabalho, em uma animação de verdade, utilize a opção "Export Animation". Você poderá salvar em MOV ou GIF animado ("Animated GIF").

Eu achei divertido fazer pivots pra quem não tem nada pra fazer e tive a curiosidade de aprender a fazer esses bonequinhos, que eu via o tempo todo no orkut e no youtube *u*, faz o seu também o/, e se quiser baixar os programas, clica no nome deles no início do post, ele vai levar pro site do baixaki para baixar ^^

Ah, e o pivot que eu fiz:
 
eu sei que tá feio, eu sou nova ainda nisso -q
Créditos:Baixaki

2 comentários:

  1. Ta legal sim, apesar que ficou um pouquinho lento.
    Nem sabia que os bonecos palitos não chamavam bonecos palitos *le momento super non-sense* e sim Pivot...

    Faz um tempinho que eu não dou as caras por aqui. Então não sei quando você trocou de design, mas esta lindo, melhor do que antes *-*

    kissus

    http://vodkacc.blogspot.com.br/

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  2. eu sei, eu tinha colocado mais rapido no programa, mas ficou assim, lento @.@

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